Press Release | 26 April 2016

26 April 2016 | Descoberta de novas proteínas envolvidas na doença de Parkinson - mais uma peça no puzzle das doenças neurodegenerativas

Recentemente foi publicado um artigo na prestigiada revista científica PLoS Genetics que revela a descoberta de quatro proteínas envolvidas no mecanismo molecular de doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson. A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas, liderada por Tiago Outeiro, em colaboração com outros investigadores do Instituto.
Esta descoberta foi resultado de um screen genético de larga escala, efectuado pela primeira autora, Susana Gonçalves, em que foram testados cerca de 1000 genes, para identificar proteínas que alterassem a acumulação de uma proteína essencial para o desenvolvimento de Parkinson, a chamada alfa-sinucleína.
A doença de Parkinson é uma doença crónica que afeta o sistema motor fruto da degeneração de neurónios e que surge quando estas células do cérebro degeneram e levam à acumulação de resíduos tóxicos para as células, como a proteína alfa-sinucleína, criando “placas de lixo” no cérebro. O objetivo deste screen foi entender quais os mecanismos que estão envolvidos bem como identificar as proteínas responsáveis pela acumulação deste “lixo” no cérebro.
Dos 1000 genes testados foram identificados 4 genes responsáveis pela “limpeza” da proteína alfa-sinucleína interferindo na sua agregação através de efeitos em vias celulares específicas.
Esta descoberta tem uma grande importância, uma vez que no futuro permitirá identificar drogas que intervenham nestes genes identificados permitindo avançar na cura de doenças neurodegenerativas, nomeadamente da doença de Parkinson. Neste momento, o grupo vai avançar com testes em modelos animais, e se estes se revelarem positivos avançarão para estudos em humanos. A importância do estudo é também confirmada pela atenção que a Fundação Michael J. Fox, nos EUA, está neste momento a dar às mesmas vias celulares identificadas neste trabalho.
Esta descoberta surge na continuação um estudo publicado pelo mesmo grupo em dezembro de 2015, dando mais um passo no estudo de doenças neurodegenerativas. Estas doenças são o foco da 3ª edição do projeto Maratona da Saúde, para o qual Tiago Outeiro deu uma entrevista recentemente.

Cell and Molecular Neuroscience Lab

Gonçalves SA, Macedo D, Raquel H, Simões PD, Giorgini F, Ramalho JS,Barral DC, Ferreira Moita L, Outeiro TF. shRNA-Based Screen Identifies Endocytic Recycling Pathway Components That Act as Genetic Modifiers of Alpha-Synuclein Aggregation, Secretion and Toxicity. PLoS Genet. 2016 Apr 28;12(4):e1005995. doi: 10.1371/journal.pgen.1005995. eCollection 2016 Apr. PMID: 27123591