CEDOC da NOVA Medical School integra Rede de Laboratórios Científicos para Situações de Emergência e Riscos de Saúde Pública

202104_fotografias acordo rede lab cientificos

CEDOC-NMS integra o conjunto de instituições científicas nacionais que assinaram, no dia 12 de abril 2021, o acordo de parceria que resulta na criação da Rede de Laboratórios Científicos para Situações de Emergência e Riscos de Saúde Pública e que contou como testemunhas o Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e a Senhora Ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Desde o início da pandemia causada pela COVID-19 que os investigadores do CEDOC-NMS se mobilizaram para responder à pandemia e participaram na resposta nacional contribuindo para a resolução dos constantes desafios que foram surgindo.
A par com outros institutos de investigação, o CEDOC-NMS colaborou com o Governo, principalmente através do desenvolvimento de capacidade de testagem para detetar os casos de COVID-19 e prevenir a propagação do contágio reforçando o apoio à população.

Em 2020, a necessidade urgente de adquirir e desenvolver competências em resposta a uma necessidade da população levou à criação de uma rede colaborativa entre os laboratórios científicos, cuja primeira reunião decorreu a 12 de abril, com participação dos laboratórios científicos e coordenação dos Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social e Ministério da Coesão.
Em 2021, passado um ano da criação da rede informal e de demonstrada a capacidade de resposta dos laboratórios científicos à pandemia por COVID-19, o primeiro aniversário desta rede foi celebrado com a formalização da mesma. Com esta rede colaborativa os laboratórios científicos comprometem-se a:
i. Colaborar, entre si, e com outras entidades e serviços, tendo em vista a concretização da finalidade acima definida, de forma adequada, proporcional, célere, eficaz e segura;
ii. Partilhar informações com interesse para o desenvolvimento e melhoria contínua da intervenção;
iii. Garantir o adequado acompanhamento e avaliação das atividades conjuntas.

Finalmente, para além de formalizar a Rede de Laboratórios Científicos, o acordo assinado assegura a continuidade da disponibilidade e colaboração dos Laboratórios Científicos, na resposta à atual pandemia de COVID-19, através da procura e aplicação de soluções, bem como, na resposta a futuras pandemias, ou situações equivalentes em que a ciência possa dar um contributo essencial à população portuguesa.

Written by