Estudo EpiDoC realiza entrevistas à população integradas na quarta fase de desenvolvimento

imagem noticia epidoc

Arrancou este mês a quarta fase do estudo EpiDoC - Epidemiologia das Doenças Crónicas, com nova fase de entrevistas telefónicas efetuadas a Adultos Portugueses, que visa avaliar os determinantes da saúde e os resultados de doenças não transmissíveis (reumáticas e doenças músculo-esqueléticas, diabetes, cardiovasculares, gastroenterológicos, respiratórios, ansiedade e depressão, e doenças neurológicas) e o seu impacto nos cuidados de saúde consumo de recursos, como também determinar a prevalência do SARS-CoV-2 nos participantes.

O EpiDoC é um estudo prospetivo de coorte fechado com base na população, que recolheu informações sobre saúde de 10 661 participantes adultos em Portugal desde 2011.

O principal objetivo deste estudo, integrado no EpiDoC Unit – Epidemiology of Chronic Diseases and Health Innovation (Unidade EpiDoC – Epidemiologia de Doenças Crónicas e Inovação em Saúde) do CHRC (Comprehensive Health Research Centre), CEDOC-NMS, é examinar os determinantes da saúde e os resultados das doenças crónicas não transmissíveis e o seu impacto no consumo de recursos dos cuidados de saúde.

Este estudo inclui uma amostra representativa a nível nacional de adultos (≥ 18 anos de idade) a viver na comunidade em Portugal Continental e Ilhas (Açores e Madeira).

As três fases do estudo já concluídas envolveram:
• Primeira fase (EpiDoC 1 ou EpiReumaPt, 2011-2013) foi realizada em duas fases: a primeira envolveu uma entrevista presencial e a segunda envolveu uma avaliação clínica detalhada que visava avaliar a prevalência de doenças reumáticas e músculo-esqueléticas e o seu peso em Portugal.
• Segunda fase (EpiDoC 2 ou CoReumaPt, 2013-2015) recolheu dados sobre estilos de vida, os seus determinantes, e soluções inovadoras para lidar com a deficiência.
• Terceira fase (EpiDoC 3 ou Saúde.Come, 2015-2016) avaliou as desigualdades no acesso a alimentos e serviços de saúde saudáveis.

Prevê-se que a quarta fase do estudo EpiDoc se prolongue até maio de 2021.

Written by